RioContentMarket

Maior evento de produção de conteúdo audiovisual aberto à indústria de televisão e mídias digitais reunirá 2.500 pessoas no Rio de Janeiro

O RioContentMarket chega à sua quarta edição, trazendo para o Brasil roteiristas internacionais, investidores e uma ampla discussão sobre tendências para o setor

Preparem-se: entre os dias 12 e 14 de março, o Rio de Janeiro será palco do maior evento de produção de conteúdo audiovisual aberto à indústria de televisão e mídias digitais da América Latina. Realizado pela Associação Brasileira de Produtoras Independentes de TV (ABPITV), organizado e promovido pela Fagga | GL events Exhibitions, com a curadoria da Esmeralda Produções, o RioContentMarket trará para o Brasil nomes de peso, como os criadores da série Game of Thrones, David Benioff e D.B. Weiss, o diretor da European Documentary Network, Paul Pauwels, o filósofo francês Pierre Lévy, especialista em cibercultura, Lucinda Axelsson, produtora da BBC Natural History Unit responsável pela série “Wild Brazil” da BBC, e Hellen Hawkin, diretora de programação da Discovery Networks International, entre outras estrelas desse universo.

Em sua quarta edição, o RioContentMarket já se consagrou como uma importante plataforma de fomento para os negócios do setor. As Rodadas de Negócios se traduzem em encontros que geram oportunidades de apresentar e viabilizar projetos de diversos gêneros e formatos, tais como séries e programas de TV, longas, reality shows e outros produtos a potenciais compradores de conteúdo audiovisual que vão desde canais de TV e mídias digitais, distribuidoras e executivos de broadcast, até investidores e players do mercado. Já o Venture Forum Audiovisual, por exemplo, que será promovido pela Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (ABVCAP), em parceria com a ABPITV, tem por objetivo aproximar empreendedores do setor audiovisual e investidores. A estimativa do evento esse ano é receber 2.500 profissionais de produtoras, emissoras, programadoras, operadoras e governo, além de executivos, sales agents e comissioning editors internacionais e brasileiros.

A extensa programação idealizada para os três dias da edição 2014 prevê exposição de conteúdo, reuniões de negócios e apresentações de projetos em pitching, distribuídas em seis salas e cinco amplos espaços de networking e rodadas de negócios, além das áreas de exposições e salas privativas para patrocinadores e expositores. A programação abordará desde narrativas, inovação e esportes, até as principais políticas, negócios e tendências do setor.

Estão confirmados também produtores e executivos de canais da África do Sul para falar sobre a transformação e a reconciliação de uma nação que viveu a luta contra a segregação racial. A delegação sul-africana que estará no RioContentMarket 2014 terá 22 representantes de órgãos do governo e empresas produtoras daquele país. A África do Sul, ao lado do Reino Unido, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, México e Rússia, integra o ranking de mercados-alvo que o BTVP, projeto setorial de exportação do audiovisual executado pela ABPITV, definiu como foco prioritário de atuação para o biênio 2012-2014.

As três edições anteriores do evento atraíram nada menos que 6.000 executivos de mídias digitais e profissionais da indústria audiovisual de mais de 30 países. Some-se a isso, 2.050 reuniões e rodadas de negócios, organizadas com mais de 230 players do mercado nacional e internacional. Ao todo, já foram realizados 225 painéis, keynotes e apresentacões, com a presença de mais de 485 palestrantes. Nomes como David Shore (criador da série “House”), Jack Bender (diretor e produtor executivo da série “Lost”), David Chase (autor, criador, roteirista e produtor executivo da série “The Sopranos”) e Jonathan Mildenhall (vice-presidente de de Excelência em Conteúdo Global da Coca-Cola), participaram como keynote speakers do evento.

ABPITV atinge a marca de 400 associados

Entidade que representa os produtores independentes de TV registra número recorde de filiados e em 2014 tem como meta capacitar as produtoras fora do eixo Rio/São Paulo

A Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão (ABPITV) acaba de atingir a marca de 400 associados. Entre eles, estão produtoras de todos os portes, espalhadas por 15 estados brasileiros, como São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Distrito Federal e Bahia. Do início do ano passado para cá, o número de associados da entidade cresceu 35%, aumento que reflete a integração entre o avanço da produção independente, o fortalecimento da indústria audiovisual brasileira e as ações realizadas pela ABPITV ao longo de sua trajetória.

“Este novo cenário é uma progressão natural, resultado do protagonismo da ABPITV, que tem se empenhado em promover ações sintonizadas com a aprovação da Lei 12.485”, diz o presidente Marco Altberg. A ABPITV está no mercado há 15 anos e, nesse período, o setor mudou. Diante dos desafios trazidos pela sanção da lei em setembro de 2011, a associação não poupou esforços para promover a aproximação entre produtoras independentes e o mercado, estimulando o seu crescimento. O “Encontro com Canais”, onde players apresentam suas demandas por projetos e conteúdos independentes, além de mecanismos de fomento aplicados, é um bom exemplo desse movimento. “Em 2014 estenderemos esses encontros e programas de capacitação para outras regiões fora do eixo Rio/São Paulo”, sinaliza o diretor executivo, Mauro Garcia.

Outra bem sucedida iniciativa da ABPITV foi a criação do RioContentMarket, já está consolidado como o maior evento de produção de conteúdo audiovisual aberto à indústria de televisão e mídias digitais da América Latina, reunindo 2.500 pessoas, 290 palestrantes e players de 29 países. A edição deste ano já tem data marcada: de 12 a 14 de março. Some-se a isso, a qualidade das produções brasileiras e o desenvolvimento de projetos para diferentes plataformas, que têm impulsionado o mercado e a cadeia produtiva, além de conferir à produção independente brasileira lugar de destaque nos canais de televisão.


Como se inscrever

Clique no link abaixo para se inscrever, vá ao nosso site. Basta digitar o seu detalhe e pagar as taxas de inscrição.

Registre Agora

Categorias de Eventos: Eventos e ProfissionalPopular Tags de eventos: negocios, RioContentMarket e riodejaneiro

Coloque seu comentário

Você deve ser logado para fazer um comentário.

Denunciar?

Indique a um amigo

Verificação Captcha
captcha image

Enviar pergunta

Verificação Captcha
captcha image

Listagem de reivindicação

Qual é o andamento da reclamação?

Verificação Captcha
captcha image

Acesse e Indique nossa FanPage